Quem Somos

cacial-frontal

 

A Cacial com sede em Vale da Venda, concelho de Faro, foi constituída a

05 de Agosto de

1964

DADOS CACIAL

94

PRODUTORES

Tem atualmente 94 Produtores.

100%

PRODUÇÃO INTEGRADA

Produtores esses 100% em Produção Integrada.
800

HECTARES

Possui uma área de 800 Hectares.

24000

TONELADAS

Produz cerca de 24.000 Toneladas.

A2

HISTÓRIA

Em 06 de Agosto de 1964 produtores de citrinos do Algarve, constituíram a Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve, C. R. L. (CACIAL).
A mesma foi reconhecida como Organização de Produtores em 15 de Fevereiro de 1995, com jurisdição para a toda a Província Algarvia. Tendo sido a primeira unidade do país a higienizar e embalar citrinos de forma industrial.

Em 1982 e através de um projeto da CEE, reapetrecha-se com equipamento mais moderno para laboração de citrinos

No ano de 1995 a CACIAL, consegue aprovar um seu projeto, o qual colocou os citrinos algarvios num patamar de excelência com o reconhecimento da Indicação Geográfica Protegida, (IGP).

MISSÃO

Cumprir a responsabilidade social para com os nossos parceiros.

Como empresa com 50 anos contamos com parceiros de longo prazo, e somente uma relação sustentável com produtores e clientes, garante uma cooperação frutuosa e de longa duração, passando por um compromisso inequívoco com a sustentabilidade social, ambiental e económica.

A5

SERVIÇOS

O departamento técnico da Cacial, foi criado em Outubro de 2000, na sequência da necessidade da racionalização de custos na produção, com menores e melhores intervenções fitossanitárias e preservação do meio ambiente, através da utilização de produtos com menor impacto nos ecossistemas e a mais-valia comerciais que dai podiam resultar.

Toda a atuação nessa altura tinha por base as regras da Proteção integrada em citrinos.
Atualmente tem por orientação as regras da Produção Integrada.

“A Produção Integrada, é um sistema agrícola de produção de alimentos e outros produtos de alta qualidade que utiliza recursos e mecanismos de regulação natural, para substituir os fatores de produção agressivos ao meio ambiente e que assegura a longo prazo uma agricultura sustentável.”

Os pomares de citrinos encontram-se distribuídos pelos concelhos de Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Tavira e Olhão.

Para dar resposta às exigências comerciais do mercado interno e externo a Cacial optou por certificar a sua produção de acordo com as exigências dos vários clientes: Globalg.a.p, Produção Integrada, I.G.P., Clube Produtores Continente, Vida Auchan e Programa Origens.

O Departamento Técnico da Cacial tem á disposição vários tipos de serviços:
▪ Visitas técnicas semanais aos produtores
▪ Prestação de serviços agrícolas
▪ Arrendamento de pomares com respetiva exploração