Ir para conteúdo

Do Douro ou do Algarve, a laranja é sinónimo de Portugal no Mundo e vitamina para muitas histórias

21 setembro, 2021
Do Douro ou do Algarve, a laranja é sinónimo de Portugal no Mundo e vitamina para muitas histórias
Singularidades do citrino português: Conheça as particularidades da laranja nacional e a história de como um fruto singelo se torna sinónimo de Portugal no Mundo

Que mistérios pode esconder uma laranja? Mais conhecida, a do Algarve, resiliente, a do Douro, especial a de Amares, extensa, a do Alentejo. Laranja é fruta de inverno, fonte de vitaminas para o corpo e ainda e de muitas histórias que atravessam os séculos e levam Portugal além fronteiras.

Cresce virada ao sol, e é o calor da estrela que lhe confere a doçura desejada. Por isso, no Algarve, onde vive a versão mais célebre da laranja portuguesa, é doce, carnuda e sumarenta. Mas o fruto não é endógeno do país. Antes de chegar à Europa, trazida pelos portugueses durante os Descobrimentos, no séc. XVI, era produzida apenas a Oriente.

Mas a viagem do citrino para Portugal, onde encontrou clima mediterrânico propício para se desenvolver, e daqui para os muitos países, através da Rota das Índias tornou o nome Portugal sinónimo de laranja em vários países do Mundo. Na Turquia (portakal), na Grécia (portokalia), na Roménia (portocal) ou na Bulgária (portokal); em diversos países de língua árabe (bortuqal ou burtuqálum), ou farsi (persa), como o Irão (porthegal), a mesma palavra usada para designar Portugal significa também “laranja”.

Descubra a notícia completa aqui