Ir para conteúdo

Benefícios da Clementina

A clementina é pobre em calorias e, por isso, um antídoto contra a gordura, sendo altamente eficaz na redução de peso devido à presença de potássio e fibra. A fibra absorve água e toxinas no estômago e nos intestinos, estimulando a digestão, enquanto o potássio ajuda a eliminar o excesso de água, evitando a sua retenção, uma das causas para o aumento de peso.

Por conter ácido fólico e tiamina contribui, também, para o bom humor e para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Tal como os restantes citrinos, é uma boa fonte de vitamina C, água, caroteno, potássio, fibra e cálcio. A casca também é rica em nutrientes.

Ricas em antioxidantes, as clementinas são um grande aliado contra a gripe sazonal e outras doenças virais. Os seus compostos ativos tornam-nas, ainda, eficazes no tratamento de alergias, pois inibem a libertação de histamina.

Este pequeno citrino contribui, também, para melhorar a saúde cardiovascular, ao ajudar a impedir a formação de coágulos na corrente sanguínea e baixar os níveis do mau colesterol.