Ir para conteúdo

Últimas Notícias

Sem resultados a apresentar
Agricultores do Algarve na rua contra medidas
5 março, 2024

Agricultores do Algarve na rua contra medidas

Agricultores do Algarve na rua a 8 de março contra medidas. Grupo que reúne mais de mil entidades e agricultores algarvios, formado após anúncio de cortes de água para a região devido à seca, discorda das medidas apresentadas pelo Governo e convoca "grande protesto" para sexta-feira, a dois dias da eleição do próximo Governo. A Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve (CSHA), órgão que reúne mais de mil entidades e agricultores algarvios, convocou um "grande protesto de rua" para sexta-feira, dia 8 de março, para reivindicar "alternativas sustentáveis" e "urgentes" às medidas avançadas pelo Governo para mitigar a crise hídrica que "tornam a agricultura no parente pobre da economia da região". Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a CSHA indica que a manifestação, a ter lugar dois dias antes das eleições, vai consistir numa marcha lenta na EN12, a realizar das 09:00 às 14:00, entre as rotundas de Maritenda e das Quatro Estradas.Notícia completa, aqui.Fonte, Jornal de Negócios.
CACIAL na 8ª Mostra “Silves, Capital da Laranja”
15 fevereiro, 2024

CACIAL na 8ª Mostra “Silves, Capital da Laranja”

Um evento para toda a família. A CACIAL estará presente e convida todos a visitar o certame e a conhecer os melhores sabores cítricos no 8.º Fim de Semana com Sabor a Laranja. Nesta edição, 8ª Mostra “Silves, Capital da Laranja”, conta com a participação da AlgarOrange. A atual falta de água para rega dos nossos pomares de citrinos é um dos temas em destaque.Saiba tudo em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2959/8-mostra-silves-capital-da-laranja.aspx 
Seca no Algarve: citricultores anseiam por chuva
17 dezembro, 2023

Seca no Algarve: citricultores anseiam por chuva

Sem novas fontes de água e sem perspetiva de chuva até ao final do ano, os citricultores do Algarve já ensaiam formas de rega mínima que garanta apenas a sobrevivência dos pomares. A preocupação com a seca ensombra a campanha de Inverno, depois da quebra de 50% na última colheita. Ao longo de quatro meses, quase toda a cadeia parou por falta de fruta, deixando as prateleiras vazias de laranja do algarve. As novas perspetivas, de fruta em quantidade e qualidade, não devolve a tranquilidade aos citricultores.Há pomares cuja vida está praticamente ligada às máquinas.Fonte, SIC Notícias.
Laranja do Algarve volta às lojas após quebra de produção no Verão
13 dezembro, 2023

Laranja do Algarve volta às lojas após quebra de produção no Verão

A laranja do Algarve começou a regressar às lojas em Dezembro após vários meses de ausência causada por quebras na produção de Verão, que quase pararam a atividade, disse Horácio Ferreira, da Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve (CACIAL).O dirigente da cooperativa algarvia assinalou que a campanha 2022/2023 encerrou com quebras de produção de 50% na variedade de Verão e só o recurso a laranja de importação impediu a paragem total da atividade desde Agosto até Novembro, quando começaram a surgir os frutos de uma nova campanha que se antevê mais positiva, assegurou.«De onde se tira e não se põe, qualquer dia falta, e já são muitos anos a tirar e a não repor», disse Horácio Ferreira, reconhecendo que cada produtor aguenta o impacto da seca e da falta de água como pode, enquanto espera por melhores dias.Leia a notícia completa na fonte, Sul Informação.Por Agência Lusa. 
CACIAL esteve presente no seminário "Exportação no Agroalimentar do Algarve" - DRAP
10 dezembro, 2023

CACIAL esteve presente no seminário "Exportação no Agroalimentar do Algarve" - DRAP

Motivos e o contexto da sessão: Os últimos dados do INE revelam que a indústria agroalimentar nacional, alcançou os €3.646 milhões de exportações nos primeiros seis meses do corrente ano, o que traduz um crescimento de 9,43% face a igual período homólogo de 2022, em que já tinha ultrapassado os 8,5 mil milhões de euros de vendas ao exterior.Também em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros. Entre os principais produtos exportados avultam algumas produções de referência na região do Algarve, como os citrinos e os pequenos frutos. E, já este ano, entre janeiro e junho, as vendas internacionais cresceram 8,3%, superando 1.000 milhões de euros, o que aconteceu pela primeira vez num primeiro semestre, sendo ambição atingir os 2.500 milhões de euros de exportações em 2030.As empresas exportadoras do agroalimentar algarvio têm efetuado uma abordagem cada vez mais profissional na valorização dos seus produtos, apostando crescentemente na promoção e escoamento internacional. Depois das pressões provocadas pela crise pandémica e na conjuntura atual de incerteza internacional, com guerras a decorrer na Ucrânia e Médio Oriente, inflação dos custos de muitos fatores de produção e constrangimentos resultantes das alterações climáticas, onde avulta a seca e a escassez hídrica, que afetam de sobremaneira o Algarve, para vencer os desafios da exportação/internacionalização é imprescindível reforçar a competitividade das empresas regionais nos mercados internacionais, para o que se revela fundamental melhorar o acesso à informação sobre esses mesmos mercados e dos incentivos disponíveis para o período de programação 2030, estabelecer parcerias que permitam a partilha de riscos e de sinergias, bem como a geração de economias de escala.
Já são conhecidas as PME Excelência 2022
31 outubro, 2023

Já são conhecidas as PME Excelência 2022

Um total de 3 922 empresas, representativas dos vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2022. O estatuto PME Excelência é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo) em parceria com um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua. A Cacial agradece este justo reconhecimento que representa a nossa resilência e contributo para os resultados da economia. Continuaremos a enfrentar as adversidades com confiança e determinação, levando cada vez mais longe a imagem de Portugal e dos produtos portugueses.  Consulte a seleção de empresas, aqui.Apresentação, aqui.Registos da Cerimónia PME Excelência 2022, aqui.
“Created in Faro” - Vida empresarial além do turismo
28 outubro, 2023

“Created in Faro” - Vida empresarial além do turismo

Uma exposição coletiva que alia a fotografia industrial e documental a empresas e marcas de sucesso e relevo de Faro, a maioria das quais com mais de meio século de vida. Organizada pela ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, a mostra está patente ao público no Jardim Manuel Bívar, onde poderá ser vista até dezembro. Dá a conhecer nove empresas. A Cacial faz parte desta seleção. Estas empresas, são consideradas "bons exemplos do que se produz no Algarve. Operam em diferentes áreas desde a transformação de alfarroba, cortiça, indústria alimentar e produção de energia verde", segundo a associação.Fonte, barlavento.sapo.pt.Artigo completo, aqui.
Orçamento de Estado - Ministério da Agricultura e Alimentação
21 outubro, 2023

Orçamento de Estado - Ministério da Agricultura e Alimentação

A apresentação do orçamento estado 2024 está bastante fresca e Gonçalo Santos Andrade foi questionado sobre a subida de 1,9% do orçamento destinado ao Ministério da Agricultura e alimentação para cerca de 1514 milhões de euros. "O presidente da Portugal Fresh considera mesmo "estranho que o setor nem sequer seja citado no documento" e espera uma correção agora na Assembleia da República, no debate das opções do Governo com os grupos parlamentares. Considera que é imperativa uma redução da carga fiscal ao nível, quer de impostos diretos, quer de impostos indiretos, para os produtores de frutas, legumes e flores, que o ano passado ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos dois mil milhões de euros em exportações."Notícia completa, aqui.Podcast, aqui. Fonte: www.tsf.pt
Cacial estará presente na Fruit Attraction 2023
28 setembro, 2023

Cacial estará presente na Fruit Attraction 2023

Entre os dias 3 e 5 de outubro, estaremos presentes na FRUIT ATTRACTION, uma feira na cidade espanhola inteiramente dedicada ao setor das frutas e vegetais. No total e pela primeira vez, o recinto de Madrid contará com 9 pavilhões.  Inovação e qualidades, são alguns dos valores inerentes ao evento que celebra este 15 anos. Juntam-se a nós, inúmeros produtores vindos de mais de 100 países diferentes para também darem a conhecer o que de melhor têm as suas regiões. Se estiver presente, venha visitar-nos no Hall 8, stand 8D10.   
Prémios Agricultura 2024
13 setembro, 2023

Lançamento da nova edição do Prémio Nacional de Agricultura

As candidaturas para o Prémio Nacional de Agricultura, estão abertas. O Prémio Nacional de Agricultura lança a 12ª edição, com o objetivo de premiar os agricultores e as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor da Agricultura em Portugal e conta com o Patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC. Nesta 12ª Edição, os dois principais eixos em análise, serão a Sustentabilidade e a Inovação no Sector Agrícola português.O lançamento contou com a presença do Dr. Ilídio Silva. Na edição passada a Cacial foi agraciada com o prémio de "Agricultura Exportadora". As candidaturas podem ser realizadas até ao dia 31 de outubro.Assista ao arranque da nova edição do Prémio Nacional de Agricultura, aqui.